Centro de Colonoscopia

Clique nas abas abaixo e saiba mais sobre cada patologia.

A colonoscopia é um exame que permite ao médico a visualização do cólon - intestino grosso, reto e a parte final do canal anal.

Como é feita a colonoscopia?

Usa-se um aparelho endoscópico chamado colonoscópio que é um tubo flexível contendo, na sua extremidade, uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor, facilitando assim a visualização do intestino grosso.

O colonoscópio permite, também, a introdução de uma pinça, que pode ser usada para retirar lesões suspeitas, como pólipos.

Por que a colonoscopia é solicitada?

Além de auxiliar no diagnóstico precoce do câncer, a colonoscopia deve ser um exame preventivo a ser realizado por todas as pessoas acima dos 50 anos de idade.

O exame é indicado em casos de:

•Rastreamento de cânceres, pólipos e de doenças inflamatórias intestinais
•Investigação de dor abdominal e causa desconhecida
•Alteração nos hábitos intestinais, como diarreia persistente
•Como exame de acompanhamento de pessoas com pólipos intestinais
 

O pólipo intestinal é um tumor, geralmente benigno, que se apresenta como uma massa de tecido que se forma na mucosa do cólon.

Causas

Os pólipos não possuem uma causa específica, apenas alguns fatores de risco como:

•Idade superior a 50 anos
•Presença de doença inflamatória intestinal
•Fumo e consumo excessivo de álcool
•Obesidade
•Sedentarismo
•Dieta rica em gordura saturada
•Histórico familiar com pólipos ou câncer de cólon

Sintomas

A maioria dos pólipos é de pequeno tamanho e assintomático, porém em lesões maiores podem alguns sintomas comuns são: 

•Cólicas
•Dor abdominal
•Obstrução das fezes

Prevenção

•Pratique exercícios físicos
•Faça exames de rotina quando atingir os 50 anos de idade
•Tenha uma alimentação saudável com frutas, vegetais e fibras

Tratamento

A maioria das lesões podem ser removidas durante a colonoscopia. Há casos raros em que o pólipo é grande e a cirurgia é necessária. A colonoscopia deve ser repetida para averiguar se a lesão desapareceu por completo, ou se há existência de novas lesões.

O exame de retossigmoidoscopia tem como objetivos identificar a presença possíveis inflamações, tumores ou pólipos nos últimos segmentos do intestino grosso, reto e sigmóide.

Como é feito o exame de retossigmoidoscopia?

Para a realização do exame usa-se um aparelho chamado retossigmoidoscópio rígido ou flexível que contém, na sua extremidade final, uma microcâmera que transmite para um monitor as imagens do intestino.

Por que a retossigmoidoscopia é solicitada?

A retossigmoidoscopia é utilizada para auxiliar no diagnóstico de doenças que acometem o final do intestino grosso.

O exame é indicado em casos de:

•Sangramento retal
•Sensação de puxo retal
•Alteração dos hábitos intestinais
•Obstipação crônica

coloproctologia passo fundo câncer colorretal passo fundo, fissura anal em passo fundo, fisioterapia pélvica, Passo Fundo RS, fisioterapia pélvica e colonoscopia passo fundo

fisioterapia pélvica em Passo Fundo, fissura anal passo fundo, câncer colorretal passo fundo,

fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, câncer colorretal passo fundo em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica, para passo fundo e região, fisioterapia pélvica para passo fundo e região colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, câncer colorretal passo fundo em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica,para passo fundo e região, fisioterapia pélvica para passo fundo e região colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, câncer colorretal passo fundo em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica, para passo fundo e região, fisioterapia pélvica para passo fundo e região colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, câncer colorretal passo fundo em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica, para passo fundo e região, fisioterapia pélvica para passo fundo e região colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, câncer colorretal passo fundo em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica, para passo fundo e região,fisioterapia pélvica para passo fundo e região colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em passo fundo, coloproctologia passo fundo e região, criação de sites em passo fundo, fisioterapia pélvica venda fissura anal colonoscopia passo fundo, coloproctologia em passo fundo rs, fisioterapia pélvica, para passo fundo e região, fisioterapia pélvica para passo fundo e região

colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em Passo Fundo

colonoscopia colonoscopia passo fundo de fisioterapia pélvica em Passo Fundo