CENTROS DE TRATAMENTO
Fisioterapia Pélvica
A fisioterapia pélvica trata as principais disfunções da região pélvica. Essas estão, geralmente, associadas a alguma alteração muscular ou tecidual da região anorretal. A fisioterapia pélvica tem como característica a possibilidade de um trabalho preventivo e com obtenção de bons resultados, além de ser não invasiva por não haver necessidade de cirurgia.
Como a fisioterapia pélvica atua em cada disfunção?
· Incontinência Fecal: a fisioterapia atua por meio do fortalecimento muscular do assoalho pélvico, mudança nos hábitos intestinais, reeducação evacuatória e consciência corporal.
· Incontinência de Flatos: atuando de forma semelhante a incontinência fecal, a fisioterapia apresenta excelentes resultados.
· Constipação Intestinal: para essa disfunção, a fisioterapia utiliza de técnicas para a musculatura como cinesioterapia e biofeedback, além disso, manipulação intestinal, orientações quanto ao posicionamento e mudanças comportamentais ajudam no sucesso do tratamento.
· Contração paradoxal do puborretal: treino de coordenação, consciência corporal, treino de expulsão com balonete, técnicas manuais como alongamento, e terapia comportamental tem apresentado ótimos resultados.
· Algias anorretais: o tratamento acontece com técnicas analgésicas de fisioterapia e liberação miofascial.
O paciente deve passar por uma avaliação minuciosa por um profissional especialista, além disso, os exercícios os exercícios e técnicas devem ser específicas para cada caso.