Oncogenética

 

 

A oncogenética é uma especialidade médica responsável por identificar síndromes de predisposição hereditária ao câncer de indivíduos em risco e seus familiares, ou seja, quando há suspeita de câncer hereditário, esta pode ser confirmada pelo teste genético. A consulta é baseada pelo estudo do histórico pessoal e familiar do paciente, a fim de detectar doenças influenciadas pelo genes. 

Em casos de câncer em dois ou mais familiares próximos (do mesmo lado da família), câncer antes dos 50 anos, tumores bilaterais ou múltiplos primárias em um mesmo indivíduo ou câncer de ovário, pâncreas ou mama, deve-se considerar a possibilidade de um câncer hereditário e, por isso, a avaliação genética é fundamental. 

 

 

Dentre as síndromes de predisposição ao câncer, uma atenção especial à  Síndrome de Lynch, considerada a forma mais comum de predisposição genética para o câncer colorretal, com uma probabilidade de 50% de transmissão genética. O diagnóstico de câncer colorretal antes dos 50 anos pode aumentar as chances de suspeita da síndrome. 

Em pacientes com o diagnóstico confirmado para o câncer, as chances de desenvolver outros tipos de tumores são maiores. Por isso, o acompanhamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, auxiliando sempre na prevenção e detecção precoce da Síndrome de Lynch, câncer colorretal e outros tumores.